Domingos Oliveira

Domingos Oliveira nasceu em Atei, concelho de Mondim de Basto. Em 1979, ao conhecer o artista Óscar Alves, teve a sua primeira abordagem à escultura, experimentando a modelagem com barro. Um ano depois fez a primeira exposição em Santarém, no Espaço da Holanda e desde aí tem realizado inúmeras exposições individuais e colectivas.
Está representado em colecções particulares em países como Espanha, França, Inglaterra, EUA, Brasil e Líbia. Devido ao seu currículo foi proposto para a Associação Mundial de Ceramistas com sede em Genebra, Suíça. Em 2011 lançou um livro com pinturas e poesia da sua autoria. Em Madrid trabalhou com o fundidor Jose Luiz Ponce (um dos grandes fundidores da península). 
Agora com o seu próprio atelier começa a executar encomendas e a trabalhar o bronze, a prata e o ouro. No Rio de Janeiro é entrevistado para o Jornal do Brasil, pela mão de uma grande jornalista, Norma Ilner e a sua obra via-se espalhando em coleções por vários países do mundo.
O presente livro é a primeira obra poética de Domingos de Oliveira, escultor cuja mais conhecida obra é “Guitarra na proa”, com que homenageou Amália.
Em “Infância de Pedras”, regressa à temática da mulher, recorrente na sua obra, desta feita com uma homenagem a sua mãe, apresentando 20 pinturas acompanhadas de textos poéticos, estas e aquelas da sua autoria. A redescoberta de um artista em novas formas de expressão.
 
 
 
 
 
Ver mais em https://fisgolas.blogspot.com/search?q=domingos+oliveira